Maira Acayaba

Nascida em São Paulo, Brasil, 1980.

Hoje vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

.

"" 

 

Ao longo dos últimos 18 anos construiu um sólido trabalho como fotógrafa de arquitetura brasileira.


Suas imagens têm sido apresentadas em exposições e publicações nacionais e internacionais despertando o interesse de pesquisadores da interface arquitetura/fotografia. Em 2014, participou de uma mesa-redonda no MASP com German Lorca e intermediada por Teixeira Coelho “A Arquitetura e a Fotografia”, em 2012 integrou a programação da Semana de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes, em 2019 ministrou oficina no SESC_SP na ocasião da exposição em homenagem ao arquiteto e urbanista Jorge Wilheim. Foi entrevistada por plataformas como Archdaily, Apalmanac e Projeto Design.


Participou de algumas Bienais e premiações de arquitetura e junto ao coletivo Rolê, de exposições na Cartel 011, SP, no Nederlands Fotomuseum – Roterdã e no Festival de Arte Serrinha, entre outras.


Junto a ETH Zurich, publicou um guia online de arquitetura em São Paulo – SP2014.net que foi apresentado na X Bienal de arquitetura de São Paulo.
Em 2016 lançou o livro Bold and Bright – chic and exuberante interior inspiration from Brazil, da editora inglesa Ryland Peters&Small.


Tem formação acadêmica em Ciências Sociais e experiências diversas de trabalho com arte e educação (CCBB, 27ª Bienal de São Paulo e Febem Arte) assim como participações em cursos e workshops ministrados por fotógrafos e artistas que admira como Carlos Moreira, Rochelle Costi e Caio Reisewitz.


“O seu interesse visual está nas formas como as construções se inserem na paisagem, a paisagem construída em si, as diferentes perspectivas, os vestígios da presença do homem na natureza e em como se dá a ocupação humana dos espaços”.