Exposições

BAIXE AQUI O CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO

 

Como uma exposição de arte pode discutir nos dias de hoje questões fundamentais da existência humana como fé e espiritualidade no fazer artístico?
Sem a pretensão de alcançar uma resposta única ou definitiva à pergunta, a proposta da exposição Imenso Interno que inaugura o novo espaço da WG galeria funda-se justamente na coexistência das distintas possibilidades de se abordar o tema da espiritualidade humana, suas expressões e significados.
Foi movida por esta provocação que a direção da WG galeria reuniu-se com Fabio Delduque e Veridiana Aleixo, coordenadores da Arte Serrinha de Bragança Paulista, dando início a um processo curatorial colaborativo e horizontal.
Arte Serrinha é uma iniciativa que há mais de 20 anos realiza festivais de arte, exposições e residências artísticas com ênfase nas artes visuais tendo, no entanto, como principal característica o encontro de diversas linguagens.
Encontro. Palavra com origem no latim incontrare, por sua vez formada por IN-, “em” e CONTRA, “oposto”. Pode também significar “junção de pessoas ou coisas que se dirigem para o mesmo ponto ou se movem em sentido oposto”.
A palavra encontro remete, portanto, à ideia de elementos opostos, contrários entre si que, por alguma razão, se unem, dirigindo-se a um mesmo fim, ou a um mesmo sentido, não há melhor termo para expressar a essência do que acontece nesta exposição. Os trabalhos dos 13 artistas representados, com trajetórias, práticas artísticas e visões de mundo diversas - por vezes diametralmente opostas - compõem um mosaico plural que tensiona o espaço, como uma rede elétrica conectora por onde correm cargas de afetos, luto e dor, crenças, memórias e sonhos. Esta rede também revela o próprio fenômeno da criação artística, um elemento espiritual comum a todos que dá à luz obras que expressam as distintas maneiras com as quais cada um dos artistas vive este tema arquetípico.
Dentro da prática de construção coletiva de sentidos em conversas entre os curadores, artistas e equipe da WG, duas perguntas foram lançadas aos artistas: “de onde vem sua arte?” e “o que é espiritualidade para você?”. Perguntas distintas que tinham como intenção investigar coletivamente a ideia de que fazer arte é, de fato, uma experiência espiritual. A exposição nasce desse processo que constroi um espaço-tempo comum onde é materializada a pluralidade de universos singulares e espirituais dos artistas.
Como escreveu Kandinsky «todo aquele que mergulhar nas profundezas de sua arte, à procura de tesouros invisíveis, trabalha para elevar esta pirâmide espiritual, que alcançará o céu».
Imenso Interno convida o público a um mergulho no misterioso mundo da criação artística como a mais humana das práticas, justamente por sua natureza espiritual. Um ato que, há milênios, condensa e traduz a imensidão infinita que forma cada um de nós.

Agenda: 
22/11 Quarta-feira 11:00 Abertura à imprensa
23/11 Quinta-feira 18:00 Visita guiada com curadores (para convidados)
24/11 Sexta-feira 19:00 Vernissage (para convidados)
25/11 Sábado 13:00 Abertura oficial da exposição
30/11 Quinta-feira 17:00 Ação do artista Eduardo Sampaio em parceria com a marca Olympia Le-tan
01/12 Sexta-feira Talks com artistas
02/12 Sábado Talks com artistas
TBD Visita guiada com especificadores

Local:

Rua Araújo, 154 - São Paulo (estacionamento disponível no local - serviço de terceiro com cobrança)

de 25/11/2023 à 21/12/2023