Mariana Weigand
São Paulo, Brasil, 1984.
“A produção de Mariana Weigand desdobra-se nos campos da arte têxtil, da aquarela e do bordado. Estas linguagens permitem à artista construir obras que ancoram materialmente suas modulações afetivas e imaginação narrativa. Os tecidos operam na poética de Weigand tanto como suporte – espaço de negociação entre a intencionalidade da artista e a fluidez da aquarela –, quanto como fragmentos de histórias sobre as quais a artista nos convida a especular.”
Texto de Ícaro Ferraz Vidal Jr
Arquiteta e artista têxtil, sua produção tem raí­zes na arquitetura e no mundo sutil inspirado pela maternidade. Com delicadeza e firmeza de traço, exprime formas em bordado, como se desenhasse com agulhas. Muitas vezes usa suas próprias pinturas em tecido como pano de fundo, literalmente, para seus traços e pontos. 

É graduada em Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, com especialização em Arquitectura, Arte y Espacios Efímeros, pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona, Espanha. 

De volta ao Brasil, em 2008, atuou na área com escritório de arquitetura próprio até 2017, quando iniciou a produção mais intensiva de arte em tecido após transitar por outras técnicas manuais desde a infância. 

Além de uma produção autoral, Mariana assina a marca Mare à mão, a partir da qual ministra oficinas online e presenciais, chegando a diversos estados brasileiros. Desenvolveu um método de ensino da aquarela em algodão, para atender ao propósito de revelar a arte em sua subjetividade, para além da técnica e de uma estética que se pode ver com os olhos. Mais de 2 mil alunos dentro e fora do Brasil já foram tocados pela sua perspectiva. 

Com o olhar atento ao sutil, reconheceu ao longo dos anos os benefícios que a arte trazia para suas alunas e a si própria e, em 2021, em parceria com a jornalista Carolina Pezzoni e a médica Regina Chamon, deu início ao projeto Sê Leve. Junto com elas, ministra estudos e encontros sobre o entrelace da Arte, Meditação e Escrita para uma vida mais leve e criativa. 

 Em 2022, sentindo a necessidade de criar novos espaços para fomentar mais arte, sua e de outros artistas, começa a colocar cada vez mais energia no projeto que fundou em 2017, a galeria de arte, mobiliário e fotografia, WG galeria, junto com seu marido, o arquiteto e fotógrafo André Weigand, e mais tarde com a amiga e sócia Cris Genaro. Sonho antigo de poder criar lugar de voz, troca e exibição de tantos talentos que admiram.  

Mariana não se contenta em criar suas próprias peças, a arte transborda para outras utilidades, visões e projetos. Se considera uma artista multidisciplinar, sempre em movimento.