André Weigand
São Paulo, Brasil, 1982.

Vive em um sítio, uma comunidade sustentável em Atibaia, desde 2018. Projeto de vida que começou em 2011 junto de um grupo de amigos. As riquezas e os desafios da vida em comunidade, unidos à vida urbana habitual desde que nasceu em São Paulo, pautam a visão de mundo do artista e arquiteto na sua produção.

Formado em arquitetura e urbanismo na Fundação Armando Álvarez Penteado (FAAP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela mesma instituição, de perfil artístico e empreendedor, é sócio do escritório am studio de arquitetura e da WG galeria. É arquiteto atuante e artista visual. Utiliza a fotografia como base para sua produção artística. Fotografar faz parte do seu cotidiano, assim como a arquitetura. Arquitetura como um olhar e uma maneira de se relacionar com a cidade, a natureza, as pessoas, e não apenas como prática projetual. As raízes em arquitetura podem ser percebidas pela temática, pelo enquadramento ou pela paleta de cores retratada. A pesquisa para seu trabalho utiliza arquitetura, fotografia e espiritualidade unidos na tentativa de revelar sua percepção da vida e seus questionamentos internos e externos.

Podemos dizer que o trabalho de André é silencioso e organizado, mesmo quando retrata a desordem. As duas séries de fotografias que abrem os trabalhos no campo das artes, 1mm (2013) e silentscape (2015), tem cores suaves, pouco contraste e  poucos elementos. Retratam a ausência do som interior em uma atmosfera não tanto definida, em trabalhos fotográficos que por vezes são confundidos com pintura.

A sequencia das séries apresentadas são mais complexas mas igualmente contemplativas e na maioria das vezes abrange o mundo natural. Começou a utilizar a imagem refletida na narrativa das obras com a série Chakras (2019) em prática que se estende até hoje em outros trabalhos, tendo, inclusive, desenvolvido um conjunto de trabalhos durante a Residência Arte Serrinha, reflexões (2023), utilizando vídeo e performance em pela primeira vez em conjunto com a artista e esposa Mariana Weigand. 

Através de sua produção busca retratar sua visão de mundo, muitas vezes difícil de organizar em palavras, seja através da complexidade visual ou de uma simplicidade poética. As imagens que melhor simbolizam seu trabalho são detalhadas e de alto poder de contemplação. São obras para serem observadas por longos períodos.​​​​​​​

Exposições e Residências:
2003 – 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design "Soluções para a Metrópole no Século XXI"
2019 – FEAC, Casa Bossa Cidade Jardim, organização Casa Galeria, Loly Demercian e Renato Gosling, SP
2023 - Residência Arte Serrinha, Bragança Paulista, SP – coordenação por Fábio Delduque
2023 – Exposição coletiva Mes Amis, WG Galeria, SP
2023 - Exposição coletiva Imenso Interno, WG Galeria, Curadoria Instituto Serrinha, SP
2024 – Exposição Interlúdio, curadoria Mariana Leme, WG Galeria, SP
2024 - Residência Arte Serrinha, Bragança Paulista, SP – coordenação por Virgínia Medeiros
2024 - Exposição CORAGEM! , curadoria Katia Salvany e Raquel Fayad, Estúdio Extraordinário, Itú-SP

Curadorias e Expografias:
2023 – Expografia para coletiva Mes Amis, WG Galeria, SP – com Mariana Weigand
2023 – Expografia para coletiva Imenso Interno, WG Galeria, Curadoria Instituto Serrinha, SP – com Mariana Weigand
2024 – Curadoria e Expografia para individual Do resto ao gesto, do artista Alex Barbosa, no Espaço Cultural Cine Itá, Atibaia-SP

Premiações:
2001 – Concurso de idéias de urbanização
Promovido pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP
2º lugar para Projeto "Praça do Sol" por André Weigand, Luís Henrique Andrade e Roberto Cabariti Filho
2003 – Concurso internacional "Soluções para a Metrópole no Século XXI"
Promovido pela Fundação Bienal de São Paulo, 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design
1º lugar para Projeto de Revitalização do Largo da Concórdia, em São Paulo, por André Weigand, Adriano Bogalhão, Luiz Eduardo Menezes, Maria Cristina Oliverio, Maria Eliza Friedman e Marcela Pirozzi
2013 – Premio bim.bon de arquitetura
Promovido pelo IAB Minas Gerais e Bim.bon
Menção honrosa pelo Portfolio do escritório am studio na categoria Obras Concluídas – Interiores
2017 – Senac Presidente Prudente
1º lugar em concurso para Projeto de Reforma e Ampliação da unidade do Senac em Presidente Prudente, por André Weigand e Olegário Vasconcelos.